-
Arquitetos: Perelopes Arquitetura
- Área: 236 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Adriano Kraemer
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Amarelinho se tornou um xodó do escritório, ficou tão legal e confortável que dá vontade de viver nesse projeto. O nome amarelinho vem da árvore existe no lote. É um lote de 30x15 em um condomínio de Palmas-TO. Batizar a casa com nome da árvore não foi mera informalidade, já que um dos motivos para escolha do lote, foi a árvore adulta, bem estabelecida, que protege a casa de sol norte/nordeste que esquenta nossa cidade. Como em todos os nossos projetos, a casa foi pensada e projetada para ser o mais confortável possível, sempre tentando agradar os moradores e respeitar o clima e terreno. Temos uma cidade com clima quente maior parte do ano, portanto precisávamos de bastante sombra, bastante ventilação cruzada. Junto a isso proprietários desejavam um espaço integrado que permitisse vistas da entrada até o fundo do terreno. Para atende ambos os objetivos criamos vários pátios interligados pelo terreno.
Foi um desafio manter a árvore já que ela tinha copa bem larga, que nos fez “perder” parte do lote que já não era tão grande. Mas conseguimos alcançar o melhor resultado possível. O primeiro pátio recebe a árvore, o segundo interliga o primeiro pátio, a garagem, a área social, e a varanda. E o terceiro pátio interliga piscina no fundo do lote a varanda com churrasqueira. A fachada frontal bem discreta e minimalista tenta não roubar atenção da copa da árvore que tapa todo pavimento superior escondido. E na parte térrea os elementos vazados trazem a privacidade para todo o térreo, sem bloquear ventilação. A grande surpresa acontece ao passar pela porta de acesso. Ela guarda a surpresa de um interior bem aberto e integrado, entre área social e área de lazer, juntamente com a piscina.
No térreo tem toda a área social, além de um quarto de visitas, banheiro completo, lavabo e lavanderia. Já no superior ficam todos os quartos íntimos, no total são 3 e todos com suíte, além de uma copa para auxiliar o andar superior e a mesma com uma vista maravilhosa e privilegiada da árvore amarelinho. O cobogó está presente em vários elementos na fachada, assim evitamos muros escondidos e sem ventilação e permitimos a entrada de luz, visibilidade, parte dessa protegida por vegetação e ventilação.